A escolha pelo conservadorismo

Celebrada como “inovadora” por algumas pessoas a Comissão Comunitária da Festa da Uva 2012, apresentada no último dia 15 de março, demonstra o espírito decadente que “a maior festa de Caxias” tem tido durante o governo Sartori.

A “comissão comunitária”, que de comunitária não tem nada, é formada com a chancela da prefeitura. Nessa edição optaram pelo formato de “casais festeiros”. Esse formato é comum, ainda, nas comunidades do interior, mas é totalmente incompatível com uma cidade, que pelo seu tamanho deveria ser cosmopolita.

Parece que houve ruídos porque na edição de 2008 não houve participação de mulheres na Comsisão. Então, para sanar o problema do machismo os organizadores da festa resolveram uma discriminação com outra: agora não pode mais participar da Comissão quem é homossexual, solteira(o), viúva(o), separada(o) ou independente (que não quer o cônjuge na cola o tempo todo).

A fala de Gelson Palavro são uma demonstração do nível, baixo, cultural da tal comissão. Ele disse: “Nosso principal objetivo ao trazer as mulheres para dentro da Comissão é ter uma visão diferenciada da nossa Festa. Não temos dúvidas de que esse novo modelo acrescentará muito ao evento”. Na verdade não são as mulheres em geral, é a sua mulher (no sentido de posse) já que nenhum casal foi apresentado como a mulher e o marido, sempre marido e mulher.

Isso poderia ser um detalhe se não fossem algumas questões fundamentais: Primeiro estamos em pleno século XXI e entender que a mulher tem papel apenas de acompanhar o marido é sinal de um retrocesso social inaceitável. Segundo, esse tipo de pensamento remonta, claramente, a escolha da prefeitura e da tal comissão, por um padrão elitizado de festa. Sim porque a Festa da Uva nada mais é do que uma festa da elite, decadente, de Caxias do Sul.

Na verdade a “comissão comunitária”, representa a escolha pelas elites que o governo Sartori já fez. E nessa escolha as mulheres tem um papel fundamental. Acompanhar seus maridos.

Outro detalhe que não passou em branco: as palavras do Presidente (apesar de haver um casal-presidente):

"As pessoas que irão compor esse Conselho serão os porta-vozes da comunidade junto à Comissão, irão ouvir, colher ideias e sugestões que nos auxiliem na tomada de decisões.[...] Nosso trabalho é para que a edição de 2012, que terá como base para a escolha do tema os 40 anos da tevê a cores e o ano da Itália no Brasil, seja marcada pelo envolvimento e pela representatividade de todos os caxienses."

E, para comprovar as palavras do Presidente, Gelson Palavro, segue a lista dos casais que fazem parte da Comissão da Festa da Uva, pessoas super-da-comunidade, que representam o povo!

Casal-presidente – Gelson e Gladis Palavro

Casal-vice-presidente (área pública) – Edson Nespolo e Cristina Susin

Casal-vice-presidente (área privada) – Milton e Zuleika Corlatti

Casal-vice-presidente de Relacionamento – Valter Gomes Pinto e Therezinha Comerlato Pinto

Diretoria de Alimentação – Adriano Medeiros e Márcia Costa

Diretoria de Ambientação, Feiras e Exposição – Rodrigo Postiglione e Patrícia de Castilhos

Diretoria de Agricultura – Nestor Pistorello e Ivaldina Formolo Pistorello

Diretoria de Bilheteria – Roberto Pereira e Clara Bonfante Pereira

Diretoria de Captação de Recursos – Carlos e Danusa Búrigo

Diretoria de Cultura – Antônio e Gisleine Feldmann

Diretoria de Desfiles – João e Lidia Tonus

Diretoria de Esportes – Felipe Gremelmaier e Greice Tedesco

Diretoria de Hospitalidade – Jaison Barbosa e Naira da Silva

Diretoria de Infraestrutura – Adiló e Célia Maria Didomênico

Diretoria do Interior – Valmir e Olga Suzin

Diretoria de Marketing – Julio Duso e Janete Achutti Duso

Diretoria Relações Comunitárias – Fernando Ribeiro e Juliane de Antoni

Diretoria da Comissão Social – Milton e Zuleika Corlatti

Pelo jeito, a Festa da Uva renderá muitos posts por aqui...

Foto: Luiz Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS