quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jornal O Caxiense mostra seu lado PIG*

Uma cadeira obrigatória nos cursos de comunicação trata da Semiótica, que é o estudo dos símbolos e como os compreendemos. Sabe aquele dito que "uma imagem vale mais que mil palavras"? A Semiótica explica porque.

Bom, a capa do jornal O Caxiense dessa semana, edição 83, é um exemplo disso. A capa ilustra um conceito que diz que um copo está meio cheio ou meio vazio. O objetivo era mostrar que a discussão sobre as obras da Barragem Marrecas tinha dois lados, dois pontos de vista. Até aí tudo bem. Entretanto essa imagem carrega outro conceito implícito. Diz-se que o copo meio cheio é o otimista e o copo meio vazio, o pessimista.

E olhem só, os argumentos da oposição são o copo meio vazio. Isso é um detalhe muito sutil, mas é de sutilezas que vão sendo criados conceitos e ideias. Não podemos dizer que quem montou a imagem desconhecia essa história, pois caso contrário não a teria usado.

Para quem ler a matéria vai perceber que na verdade, para o jornal, os dois lados estariam tentando fazer algum uso político da obra. Nesse caso os três lados, pois o jornal também o fez.

_________
* Em nenhuma democracia séria do mundo jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político — o PiG, Partido da Imprensa Golpista - Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com