quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nota pública da UAB sobre a greve dos médicos

Recebemos uma nota pública da UAB com a posição da entidade sobre a greve dos médicos em Caxias do Sul. Depois que seus diretores disseram que "seriam o cupido entre prefeitura e sindicato médico", como foi publicado pelo O Caxiense, ou, "intermediadores entre as partes", como foi publicado no Pioneiro, parece que agora resolveram passar uma versão da sua executiva.

Bom, leiam e tirem as suas conclusões:


 A executiva da União das Associações de Bairros – UAB vem a público manifestar opinião sobre os fatos publicados pela imprensa sobre audiência que teve com o Prefeito José Ivo Sartori na última sexta-feira (12/08).

1. A executiva da UAB procurou o Prefeito para ouvir sua posição sobre o impasse na saúde pública do município que já perdura por mais de 500 dias. O Prefeito alegou que está aberto ao diálogo com os médicos, estes é que não querem. Justificando a responsabilidade com as demais categorias que compõem o serviço público, a isonomia salarial e a trimestralidade dos vencimentos não poderia negociar a parte com os médicos.

2. Os integrantes da UAB expuseram a sua posição pelo fim do impasse devido a falta de atendimento aos usuários e a pressão que os demais profissionais de saúde estão sofrendo, conforme relato das visitas que estão sendo feitas às UBS.

3. A UAB informou que outras agendas estão em andamento. Na última semana integrantes da executiva reuniram-se duas vezes com promotores do Ministério Público, além da manutenção das visitas às UBS.

4. Em momento algum a UAB assumiu responsabilidade pelo término da greve.

5. Integrantes da UAB manifestaram preocupação com o término do convenio com a FAURGS, onde dos 90 médicos que trabalham por esse convênio, apenas 30 pretendem continuar na rede pública. O acúmulo de exames em algumas UBS com atrasos superiores a 100 dias e a falta de especialistas em cardiologia, neurologia, endocrinologia e pediatria também foram objeto da reunião.

6. A UAB continuará fazendo suas mobilizações nas UBS, levando solidariedade aos usuários e aos demais profissionais de saúde.

7. Convocamos a população para se fazer presente na Audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa RS que acontecerá na segunda-feira, 22 de agosto de 2011, no plenário da Câmara de Vereadores a partir das 14h.

8. Não obtendo resultados satisfatórios, continuaremos o encaminhamento tirado na Assembleia Geral Extraordinária da UAB do dia 22 de julho de 2011 de promover manifestações populares em locais públicos da cidade.

Caxias do Sul, 16 de agosto de 2011.

 Executiva da UAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com