Pioneiro faz de tudo para cavar um espaço para o seu pupilo


O código de ética da RBS já é a maior livro de ficção do ano e como tal obra não é para ser levada muito a serio, até porque há, cotidianamente, exemplos de que a empresa não segue suas próprias “regras”.


Quase a aniversariante ficou de fora para que Alceu pudesse aparecer na foto
Essa semana foi particularmente fértil nesse aspecto. A coluna de política do jornal, o “Mirante”, fez de tudo para colocar o deputado, e candidato a prefeito pelo PDT, Alceu Barbosa Velho em evidência, mesmo que não houvesse motivo.

Na segunda feira, por exemplo, havia a chamada: “Aniversários em tom da campanha”. Na sexta feira o Partido dos Trabalhadores reuniu mais de 800 pessoas num jantar em comemoração aos seus 32 anos. Do ponto de vista da objetividade jornalística essa é uma informação de bastante relevância. Mas para não deixar seu pupilo de fora das manchetes arranjaram uma festa particular de aniversários, de uma CC do governo Sartori, onde a aniversariante quase não aparece na foto, para que Alceu aparecesse discursando (imagem).

O peso editorial dos dois eventos é incrivelmente diferente. Enquanto uma atividade, o aniversário do PT, foi uma atividade eminentemente política e foi preparada para tal, a outra atividade foi criada para garantir foto no jornal.

Outro exemplo foi na edição de terça feira. O fato político do dia anterior, para qualquer jornal sério do mundo, é a confirmação de uma aliança eleitoral, ainda mais quando essa aliança retira um dos partidos da base de sustentação do governo. Um jornal sério daria destaque a isso. O Pioneiro deu até um destaque, era a chamada do topo da página, mas sem foto! A foto foi para a chamada abaixo que dizia: “Elogios para Alceu Barbosa Velho”, que falava sobre a inauguração de leitos de UTI no Hospital Pompéia e que Alceu teria sido elogiado nos discursos. Outra vez vemos como um tema de menor importância ganha um destaque maior para, dar visibilidade ao protegido da RBS e diminuir um fato político de relevância e importância que é a aliança entre PT e PRB, principais oposicionistas ao governo Sartori.

Na edição de hoje, o Mirante que foi escrito pelo editor chefe do Pioneiro, Roberto Nielsen, apesar de dar o crédito correto ao Deputado Federal Pepe Vargas (PT) que se esforçou por garantir a vinda da presidente Dilma (PT) à Festa da Uva, lembra do assédio político que pode acontecer com candidatos querendo aparecer nas fotos junto da presidenta e advinha quem é citado novamente? Alceu Barbosa Velho! E mais ele é citado novamente em mais uma nota sobre a liminar que suspendeu a Lei da Sapeca.

Como pode se ver não se economiza esforço para tratar bem um pupilo, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS