Assembleia cercada e volta de secretário/deputado. Sartori faz de tudo para aprovar seu pacote

Foto: Mateus Ferrz - Rádio Gaúcha
O amanhecer dessa segunda feira (21) trouxe tempo ruim não só no clima, mas também para a democracia gaúcha. Em uma nova demonstração de totalitarismo o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum (PMDB), do mesmo partido do governador Sartori, cercou os prédio da Assembleia e proibiu o ingresso de quem não seja deputado, servidor ou jornalista já credenciado.

A "Casa do Povo" ficou sitiada para satisfazer a vontade do governador Sartori e para que a sua base não seja indisposta no projeto que aumenta os impostos.

Pior de tudo é que a votação não é hoje e sim hoje (22), ou seja, o PMDB criou um clima de tensão antes mesmo do fato acontecer.

“Mais uma vez vivemos um “sitiamento” e um regime de exceção, isso se tornou comum na casa do povo, é para evitar de receber legitimamente os interessados em acompanhar os projetos que lhes atingem”, protesta a deputada Stela Farias (PT).

Brum diz que serão distribuídas senhas: 145 para quem é contra o aumento dos impostos e 145 a favor. Como será difícil encontrar quem seja a favor muito provavelmente haverá uma claque de partidários do PMDB, PSDB, PP, entre outros que poderão provocar desordem nas galerias.

Secretários voltam a ser deputados


Para evitar "traição na base" o governador Sartori resolveu exonerar dois secretário, que reassumem, nesse caso, as vagas de titulares na Assembleia. Ernani Polo (Agricultura) e Pedro Westphalen (Transportes), ambos do PP, assumem as vagas de Gerson Borba e Marcen Van Hatten.

Ao final da votação eles retornam as suas secretarias. É bom lembrar que esses dois secretários não tiveram os salários parcelados já que optaram por receber os vencimentos da Assembleia.

Van Hatten que dava discurso contra o aumento de impostos ficou de lado, talvez não possa nem entrar na Assembleia, se entrar deve ficar na galeria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS